Bomba de Engrenagem
A bomba de engrenagem interna é ideal para aplicações de dosagens e transferências.
Grande poder de sucção e necessidade de baixo NPSH requerido.
Maior durabilidade, diminuição de falhas e maior vida útil da bomba.
Rendimento superior em virtude de menores folgas.
Isenta de pulsação e tem funcionamento silencioso.
Alta performance, fornecendo precisão de dosagem.
CARACTERÍSTICAS DA BOMBA DE ENGRENAGEM
A bomba de engrenagem interna é um equipamento confiável e durável. Além disso, é amplamente utilizado para aplicações de bombeamento de fluidos de baixa, média e alta viscosidade. Oferecemos um extenso portfólio de modelos para atender às diversas aplicações da indústria.
Opções de modelos disponíveis em nosso portfólio:
BSV05 – 1/2″ | BSV10 – 1″ | BSV15 – 1.1/2″ | BSV20 – 2″ | BSV30 – 3″ | |
---|---|---|---|---|---|
Vazão Máx | 16 l/min | 40 l/min | 85 l/min | 370 l/min | 750 l/min |
Pressão Máx | 15 bar | 15 bar | 10 bar | 8,5 bar | 10 bar |
Conexões Entrada/Saída | 1/2″ – Rosca NPT | 1″ – Rosca NPT | 1.1/2″ – Rosca NPT | 2″ – Rosca NPT | 3″ – Flange |
Viscosidade Máxima | 5.100 cP | 10.000 cP | 5.000 cP | 20.000 cP | 100.000 cP |
COMO FUNCIONA A BOMBA DE ENGRENAGEM:
Quando o eixo ligado ao rotor da bomba de engrenagem interna começa a girar, ocorre a transmissão do movimento para a engrenagem interna. Essas engrenagens (rotor e interna) começam a se separar em um dos lados, graças à uma estrutura chamada meia-lua, criando um espaço vazio que consequentemente gera vácuo como uma sucção, que puxa o fluido para dentro da bomba. À medida que continuam girando, essas engrenagens guiam o líquido ao longo das paredes da bomba, aumentando assim a pressão e impulsionando-o para fora, como mostra a animação abaixo:
A grande vantagem é que o sistema é altamente preciso e capaz de fornecer um fluxo uniforme, livre de pulsos. Além disso, bombas de engrenagem interna mantêm uma taxa de fluxo constante, independentemente da viscosidade do fluido, tornando-as perfeitas para líquidos densos, assim como os viscosos ou abrasivos usados em muitos processos industriais.
Clique AQUI para assistir ao vídeo “5 Vantagens das Bombas de Engrenagem na Indústria”
A Bomba de Engrenagem interna da Bomserv é a favorita das maiores indústrias do mercado e pode ser usada em diversas aplicações. Algumas das principais áreas de uso incluem:
Bomba de engrenagem para óleos e gorduras:
Óleos hidráulicos, óleo mineral, óleos lubrificantes, óleos combustíveis, óleo BPF, óleo térmico, gordura animal, gordura vegetal (óleo de soja, óleo de canola, etc).
Bomba de engrenagem para Produtos Químicos:
Poliol e Isocianato (espuma de PU), resina epóxi, resina fenólica, Resina Catiônica, Resina Poliéster, Breu, catalisadores, dosagem de cola, dosagem de aditivos químicos.
Bomba de engrenagem para Combustíveis:
Óleo Diesel, Etanol, Gasolina, Querosene, Óleo BPF, Óleo Combustível, Querosene de Aviação, Aditivos para Gasolina.
Bomba de engrenagem para Produtos Agrícolas e Indústria de Alimentos:
Ceras, metionina, sebo bovino, Lecetina de Soja, colina, lisina, aditivos de ração animal.
Clique aqui para ler nosso artigo “Bomba de Engrenagem – Como funciona e pra que serve?”
Nossas bombas de engrenagem interna, estão disponíveis em diversos materiais construtivos para se adaptar à sua necessidade:
Opções de materiais construtivos
PEÇA | FERRO | AÇO |
---|---|---|
CORPO | Ferro Fundido Nodular Endurecido | Aço Inoxidável 316 Tratado |
CABEÇOTE | Ferro Fundido Nodular Endurecido | Aço Inoxidável 316 Tratado |
ROTOR | Ferro Fundido Nodular Endurecido | Aço Inoxidável 316 Tratado |
ENGRENAGEM | Ferro Fundido Nodular Endurecido | Aço Inoxidável 316 Tratado |
BUCHAS | Bronze, Carvão ou Tungstênio | Bronze, Carvão ou Tungstênio |
PINO DA ENGRENAGEM | Ferro Fundido Nodular Endurecido/Tungstênio | Aço Inoxidável 316 Tratado/Tungstênio |
VEDAÇÃO | Selo Mecânico (Simples, Cartucho ou Duplo) ou Gaxeta | |
O’RINGS | Teflon (PTFE), Viton ou Buna-N |
CONHEÇA AS APLICAÇÕES DA BOMBA DE ENGRENAGEM