Bombas de Diafragmas ARO Série EXP

As Bombas Pneumáticas de Diafragmas ARO Série EXP incluem todos os requisitos de uma bomba pneumática padrão, porém contando com recursos e benefícios adicionais consideráveis! 

Se compararmos nossas bombas às bombas dos nossos principais concorrentes, comprovadamente podemos te adiantar que temos o melhor custo de propriedade do mercado, considerando todos os custos envolvidos na operação, como: tempo de parada não programada, consumo de energia, peças de reposição e mão de obra.

Isso porque podemos destacar a eficiência energética em relação ao consumo de ar comprimido de 20% a 40% maior, o tempo de inatividade médio entre falhas até quatro vezes maior, considerando que componentes como os diafragmas originais ARO possuem vida útil até quatro vezes maior, além da capacidade de receber upgrades, ou seja, nossas Bombas de Diafragmas ARO Série EXP são atualizáveis!

Isso mesmo! Todas as Bombas de Diafragmas ARO Série EXP de construção PLÁSTICA (não metálica) são fabricadas de modo que seja possível adicionar posteriormente as funcionalidades de operação por solenoide, monitoramento de fluxo e detecção de vazamento.

Sendo assim, na medida em que seus processos amadurecem, essa capacidade de atualização permite aprimorar processos operados manualmente para incorporar recursos adicionais de automação, controle e monitoramento.

Motor Pneumático Tecnologia Patenteada

1 – Válvula de Ar SimulShift™: Máxima produtividade com seu design “ininterruptível”, que evita o travamento, além da troca do ciclo mais rápida para diminuir o efeito da pulsação e ainda fornecer uma vazão maior.

2 – Válvula de Ar Principal: Isenta de lubrificação e não balanceada, o que elimina a parada da bomba, mesmo que haja baixa pressão na alimentação do ar comprimido.

3 – Válvula “D”: Construída em cerâmica para uma longa vida útil e desenvolvida para entregar a melhor eficiência no consumo de energia ao mesmo tempo que evita o desperdício de ar comprimido.

4 – Válvula de retenção Quick Dump™: Anti-congelamento que direciona o ar úmido e gelado para longe dos componentes que tendem a formar gelo. Maior confiabilidade no processo, durabilidade dos componentes da bomba, redução do tempo de inatividade e consequentemente menor necessidade de manutenção.

5 – Conjunto Simplificado: Combina força e resistência à corrosão em seu corpo termoplástico. Construção modular com fácil o acesso aos componentes e manutenção simples, por meio de kits de reparo de menor custo.

Modelos de Bombas de Diafragmas ARO Série EXP

 1/4″ Plástica3/8″ Plástica1/2″ Plástica3/4″ Plástica1″ Plástica1-1/2″ Plástica2″ Plástica3″ Plástica
Vazão Máx20 l/min40,1 l/min54,5 l/min56 l/min200 l/min465 l/min696 l/min1.079 l/min
Pressão Máx8,6 bar6,8 bar6,8 bar6,8 bar8,3 bar8,3 bar8,3 bar8,3 bar
Conexões Entrada/SaídaQ-1/4-1/8 PTF SAE CURTA3/8″ (F) – Entrada/Saída1/2″ (F) – Entrada/Saída3/4 – 14 NPTF-1 Rp 3/4 (3/4-14 BSP, paralelo)Flange ANSI/DIN de 1″ (Lateral ou Central) 1 – 11-1/2″ NPT Rp 1 (1-11 BSP) (Descarga Central)Flange ANSI/ DIN de 1-1/2″ (Lateral ou Central)Flange ANSI/ DIN de 2″ (Lateral ou Central)Flange ANSI de 4 furos de 3″ e Flange DIN de 8 furos de 3″
Material de ConstruçãoPolipropileno, Acetal Condutivo e PVDFPolipropileno, Acetal Condutivo e PVDFPolipropileno, Acetal Condutivo e PVDFPolipropilenoPVDF, Polipropileno e Polipropileno CondutivoPVDF, Polipropileno e Polipropileno CondutivoPVDF, Polipropileno e Polipropileno CondutivoPVDF, Polipropileno e Polipropileno Condutivo
Sólidos Máx1,6 mm1,6 mm2,4 mm2,4 mm3,2 mm6,4 mm6,4 mm9,5 mm
Altura Máx4,6 m2,8 m4,5 m4,5 m5,7 m4,2 m4,2 m6,3 m

Mercados e Aplicações das Bombas de Diafragmas

As bombas pneumáticas de diafragmas são perfeitas para uma ampla variedade de aplicações em diferentes segmentos de mercado, como:

Ainda podemos destacar que as bombas pneumáticas de diafragmas são excelentes se utilizadas como:

  • Bomba para alimentação de filtro prensa
  • Bomba para descarregamento de caminhão
  • Bomba para alimentação de moinho
  • Bomba para transferência de barbotina
  • Bomba para transferência de esmalte
  • Bomba para transferência de soda
  • Bomba para transferência de ácido sulfúrico
  • Bomba para transferência de tinta
  • Bomba para transferência de solventes
  • Bomba para transferência de produtos químicos

Interface Eletrônica Pronta para Automação

Todas as Bombas de Diafragmas ARO Série EXP possuem o recurso interface eletrônica, oferecendo dosagem precisa e controlada eletronicamente. Se combinada com o Controlador ARO, um PLC ou ainda um sistema baseado em PC, seus processos manuais imprecisos e ineficientes passarão à uma gestão inteligente e otimizada. 

  • As Bombas de Diafragmas ARO Série EXP são compatíveis com quase todos os sistemas de automação 
  • Interface eletrônica disponível também para ambientes perigosos (certificações ATEX, NEC/CEC) 
  • Pode detectar falhas nos diafragmas para reduzir o tempo de inatividade e os custos de parada da operação
  • Seu sensor de ciclo interno e de sinais de fim de curso rastreiam os feedback’s e os dados da bomba 
  • Componentes pré-montados para instalação fácil e à prova de erros

Peças de Reposição e Acessórios para Bombas de Diafragmas

A Bomserv Bombas fornece toda a linha de peças de reposição originais ARO, além de Kits de Reparo que oferecem a melhor relação custo x benefício para deixar sua Bomba Pneumática de Diafragmas como nova!

Seja no reparo ou na manutenção, as peças sobressalentes originais ARO aumentam a vida útil da sua bomba ou ainda adequam a operação dela à diferentes tipos de processos, como no caso da utilização dos Kits de Reparo em PTFE de Longa Duração ou dos Diafragmas de Peça Única em PTFE.

Conheça também toda a linha de acessórios para otimizar sua operação com as Bombas de Diafragmas ARO, que inclui desde kits de detecção de falhas no diafragma, até amortecedores, agitadores, isoladores de vibração, itens relacionados ao suprimento de ar e suportes diversos para montagem.