Bomba Peristáltica

Fundada em 1928, a Albin Pump trouxe ao mercado as melhores bombas peristálticas industriais de alta e baixa pressão.

Em 2021 o grupo Ingersoll Rand, resposável pelas Bombas ARO concluíu a aquisição da Albin Pumps, endossando sua qualidade e ampliando sua participação entre as marcas líderes do mercado de bombeamento e transferência de fluidos.

O design simples e confiável da nossa bomba peristáltica requer baixa manutenção e fornece um design projetado para minimizar vazamento e aumentar a expectativa de vida da mangueira.

As bombas peristálticas também são conhecidas como bombas de mangueira, bombas de tubo ou bombas de roletes. Além disso, uma bomba perístáltica pode transferir, dosar ou medir uma variedade de fluidos, em diferentes mercados e aplicações.

Nossas bombas peristálticas estão disponíveis em diferentes tamanhos que fornecem vazões de 0 a 150 m³/h.

Como apenas o interior da mangueira e as inserções da mangueira estão em contato com o fluido, fluidos agressivos e contaminados podem ser processados sem os danos ocorridos quando se utilizam outras tecnologias de bombeamento.

As mangueiras são oferecidas em uma ampla variedade de materiais, como: borracha natural (NR), NBR, NBR Alimentício, EPDM, Hypalon, FKM e NR FDA.

Características Técnicas

  • Lida com fluidos frágeis com pouco desgaste
  • Fornece altos níveis de precisão volumétrica para aplicações de amostragem e medição
  • Pode passar sólidos no material sendo bombeado, com tamanho de aproximadamente 20% do diâmetro interno (DI) da mangueira
  • Capacidade de operação a seco que permite a remoção do tanque e da linha
  • Design sem vedação que elimina vazamentos, contaminação e problemas de desgaste associados a produtos de difícil vedação
  • Escorvamento automático até 9,80 metros
  • Operação reversível que permite o bombeamento em ambas as direções
  • Baixa manutenção da mangueira e sapatas

Princípio de Operação

A mangueira da bomba é comprimida sucessivamente por duas sapatas de pressão montadas em uma roda giratória. A primeira sapata, ao pressionar as paredes da mangueira, criará um vácuo e atrairá o líquido bombeado para dentro da mangueira.

Depois que o líquido bombeado entra na mangueira, o segundo rolete passa sobre a mangueira e empurra o líquido em direção à saída da bomba.

Quando a sapata do lado da descarga é destacada da mangueira, a sapata oposta já está em compressão, evitando qualquer retorno do líquido. O fluido bombeado é então puxado e expelido com sucesso devido à rotação da roda.

Benefícios das Bombas Peristálticas

  • A bomba peristáltica possue menos peças mecânicas do que outras tecnologias de bomba, diminuindo o serviço necessário para peças gastas.
  • O fluido não toca nenhuma parte da bomba, exceto a superfície interna da mangueira ou tubo.
  • Os rolos ou sapatas movem o fluido através da mangueira ou tubo, portanto não há a necessidade de válvulas de desgaseificação. Os roletes comprimem o tubo para evitar retorno do líquido e eliminar a necessidade de vedações mecânicas, criando um sistema sem vedações.
  • A vazão pode ocorrer em ambos os sentidos através da mangueira. Essa vazão bidirecional permite que o usuário limpe facilmente a mangueira, realizando um flushing nas linhas e o sistema de tubulação do processo.
  • A bomba peristáltica é projetada para funcionar a seco, com escorva automática e oferecem uma alta elevação de sucção (9,8 m). Sua construção sem vedações não utiliza selos mecânicos ou caixas de vedação, que podem levar a vazamentos de fluido.
  • A bomba peristáltica é fácil de instalar, operar e manter sem treinamento especializado.
  • Estas bombas não exigem ar comprimido nem dependem de válvulas que podem entupir.

Bomba Peristáltica Alta Pressão Série ALH

A ALH é nossa bomba peristáltica principal, desenvolvida para aplicações industriais de alta pressão de até 15 bar, com 17 tamanhos variando até 88 m3/h.

Bomba Peristáltica Baixa Pressão Série ALP

A gama ALP fornece vazões de microlitros por minuto a 10 m3/h e pressões de até 5 bar e é capaz de transferir sólidos suspensos.

Bomba Peristáltica Grandes Volumes Série ALX

A bomba peristáltica ALX conta com deslocamento de 83,3 litros por revolução. Esta bomba pode funcionar em velocidades mais baixas e ainda fornecer altas vazões de até 150 m3/h com excelente vida útil da mangueira.

Mangueiras para Bomba Peristáltica Alta Pressão

Explore a nossa gama de mangueiras de reposição para bombas peristálticas de alta pressão, projetadas para durar mais que as da concorrência.

Mangueiras para Bomba Peristáltica Baixa Pressão

Nossas mangueiras para bombas peristálticas reforçadas e sem reforço são fortes e flexíveis, com expectativa de vida útil acima da média.